TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Perfil de Egresso


O Curso Técnico em Radiologia do CETEC-UNIFEB, criado em 2007, oferece uma formação voltada ao âmbito operacional, ou seja, à organização de ambientes e sua preparação para a realização de exames como mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear, radioterápicas, radio isotópicas, industriais e de medicina nuclear. Promove a formação de profissionais para o exercício de funções diretas de manipulação de equipamentos e processamento de imagens em filmes ou digital, capacitando-os a atuar em Radiologia.

O curso Técnico em Radiologia tem duração de 18 meses, com obrigatoriedade de estágio. Na infra-estrutura do curso é obrigatória a existência de uma biblioteca incluindo acervo específico e atualizado, laboratório de anatomia, laboratório de informática com programas específicos e laboratório de processamento e análise de imagens.

Entre as disciplinas oferecidas na formação do técnico em radiologia estão física aplicada, anatomia humana e radiológica, proteção radiológica e conteúdos específicos relacionados às tecnologias, como ultra-sonografia, medicina nuclear e radiologia, entre outros.

Conta-se com a participação de professores que atuam no mercado de trabalho e se destacam no exercício da profissão, além da excelente infra-estrutura do UNIFEB.

 

Perfil Profissional


  • Realizar ações pertinentes à execução de técnicas radiológicas a serem utilizadas a partir do período dos exames e o preparo específico do cliente/paciente de acordo com o método de visualização de imagem.
  • Desenvolver atividades incluindo o posicionamento radiológico do cliente/paciente e procedimentos relacionados à execução de exame, à operação dos aparelhos e dos equipamentos utilizados em radiodiagnóstico.
  • Realizar ações que envolvam manipulação, reconstrução e processamento das imagens utilizando metodologias digitais.
  • Realizar ações que envolvam o processamento químico das películas radiográficas, através de métodos químicos, a laser e a seco.
  • Executar atividades que envolvam administração de meios de contraste químico, para estudo de processos fisiológicos ou patológicos através de exames radiológicos dinâmicos.
  • Conhecer e aplicar as metodologias da tomografia, a Ressonância Magnética, a Mamografia Tradicional e Digital e a Densitometria.
  • Executar ações de radioproteção em relação ao cliente/paciente, ao meio ambiente e a si próprio.
  • Atuar e procedimentos radioterápicos.
  • Administrar o seu trabalho, atuando individualmente ou em equipe, em empresa prestadora de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tendo em vista a eficiência, a eficácia e a efetividade das opções, reconhecendo os seus limites de atuação com base nas leis do exercício profissional e códigos de ética.
  • Realizar atividades de pesquisa e de educação continuada.

 

Mercado de Trabalho


O Curso Técnico em Radiologia do CETEC-UNIFEB tem competência e habilidades para exercer as suas atividades profissionais em instituições públicas ou privadas como hospitais, clinicas, centros de diagnósticos clínicos, que atuam, principalmente, na área da radiologia.

 

Calendario

  Horarios Docentes 2016


Docentes


1.ALESSANDRA MARIA BALBO
2.ALEXANDRE MIRANDA PEREIRA
3.CESAR AUGUSTO DA SILVA
4.ELCIA SOUZA POLASTRINI
5.JOÃO FRANCISCO MARTINS TEIXEIRA
6.EDER FERREIRA ARAUJO
7.MARCO ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR
8.MARIA JOSÉ JUNQUEIRA GOMES MICHELI
9.MARIANA DUCATTI ALMEIDA
10.SALMEM SALEME GIDRÃO
11.SOLANGE LOPES PESCAROLI
12.THAIS UENOYAMA DEZEM
13.VANESSA CASTRO DE SOUZA E SILVA
14.WILLIAN RAFAEL DE ALMEIDA