TÉCNICO EM QUÍMICA

Perfil de Egresso


O Curso Técnico em Química do Colégio e Escola Técnica da Fundação (CETEC), criado em 2004, com duração de 18 meses, com o compromisso de habilitar o aluno na qualificação profissional na área técnica de química, através de teorias, práticas e estágios, capazes de obterem uma inserção no mercado de trabalho, capacitando-o a estar permanentemente atualizado com as técnicas e processos de sua área de domínio tecnológico e formação que permita reconhecer as diferentes formas pelas quais os materiais se transformam dando origem a novos produtos.

O Curso Técnico em Química, tem como objetivo a formação de um profissional, com ética, competências e habilidades em sua área de atuação; no controle e operação de processos de base química, no controle químico e microbiológico de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos; respeitando normas técnicas de qualidade e segurança.

 

Perfil Profissional


  • Identificar e manusear materiais, instrumental e equipamentos químicos e industriais.
  • Desempenhar atividades relativas ao controle de qualidade do processo e dos produtos químicos.
  • Controlar a qualidade de gestão voltada para as atividades de laboratório, manutenção autônoma, operações e monitoramento e controle de plantas químicas.
  • Controlar os processos tecnológicos na fabricação de produtos e subprodutos e das análises e controle da qualidade dos mesmos.
  • Aplicar as normas nacionais e internacionais de higiene, segurança do trabalho e preservação ambiental.
  • Operar e controlar processos químicos industriais, bem como realizar seu controle analítico.
  • Realizar, investigar, estudar ensaios, experimentos, relacionados com a composição, propriedades químicas e as possibilidades de transformações das substâncias.
  • Realizar atividades como planejamentos, implantações, operações e supervisões de processos de fabricação de açúcar e álcool.
  • Assessorar o engenheiro químico e o químico industrial.
  • Ler e interpretar fluxograma.
  • Conduzir suas atividades profissionais dentro dos preceitos científicos, éticos e morais.

 

Mercado de Trabalho


O Técnico em Química atua em várias áreas, como: laboratórios de controle físico-químico e microbiológico em indústrias de alimentos como frigoríficos, laticínios, citros, açúcar e álcool; medicamentos, produtos de higiene e limpeza, nos setores que realizam tratamento de água (privado ou público), entre outras.

 

Calendarios

CALENDÁRIO DOCENTE 2016


Docentes


1.CÉLIA MORISHIGUE CHIBA
2.ELIANA APARECIDA BORGES GIRARDI
3.GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES
4.JULIO CESAR EUZÉBIO
5.MARCO ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR
6.MARIA JOSÉ JUNQUEIRA GOMES MICHELI
7.MIRIAM KATIB
8.RICARDO DE JESUS RIBEIRO FALEIROS
9.ROGÉRIO DEZEM SILVA